
Importância da recuperação física


Recuperação Física
Recuperação Física
A recuperação física envolve uma série de rotinas em que busca compensar a mobilidade de uma pessoa. responde à necessidade que as pessoas têm de restabelecer sua condição ativa após uma doença, lesão ou limitação, isso pode ser geral ou focalizado.Muitos dos problemas musculares-articulares que são sofridos hoje e que afetam a qualidade de vida são o resultado de um funcionamento inadequado dos músculos.
É um facto verídico que a saúde e a qualidade de vida do homem podem ser amplificadas, trabalhadas, preservadas e aperfeiçoadas pela atividade física metódica. O sedentarismo está fora do estilo de vida para aqueles que querem viver bons e longos anos. O melhor investimento para a saúde não está em remédios e sim na prática de exercícios físicos. Estudos estatísticos comprovam que a duração de vida nos países mais desenvolvidos tem aumentado consideravelmente devido aos avanços da investigação médica. Entretanto, viver mais tempo não é o suficiente. Há outras implicações inerentes a este processo. É imperativo viver bem, com qualidade de vida, com autonomia e vigor. É necessário encontrar o elo de ligação entre a quantidade de vida e a qualidade do viver. Os cientistas ainda não provaram que o exercício físico prolonga a vida. Entretanto há uma grande concordância entre os investigadores que o sedentarismo pode provocar a diminuição da massa muscular, da massa óssea e a atrofia muscular tanto em jovens como em idosos. Contudo, por outro lado, a atividade física feita com responsabilidade pode atrasar, em grande medida, as deteriorações naturais oriundas do processo normal do envelhecimento.
Os pensamentos positivos melhoram a saúde
Quando rimos liberamos endorfinas que causam um efeito positivo em nosso organismo. Nosso sistema imunológico pode ser afetado por um estado de ânimo ruim, e pode até reagir diante de estados pessimistas de outras pessoas. Os pensamentos positivos são como vitaminas indispensáveis que deveríamos incluir em nossa rotina logo pela manhã.
Todos nós experimentamos alguma vez a sensação de nos levantarmos pela manhã com um estranho mal estar, sem saber muito bem o por que. Manhãs nas quais, ainda sentados na cama nos vem à mente uma muito comum: “Não posso, hoje não suportarei minha rotina”.
Certamente não é possível nos sentirmos em plena forma todos os dias, às vezes levantamos doentes, desanimados ou inclusive atados por imprevistos que podem tornar os dias difíceis.
Mas existe algo que devemos ter bem claro: a maneira como pensamos e falamos pode afetar diretamente a visão que temos da vida, portanto esta maneira determinará nosso estado emocional, e consequentemente, nossa saúde física.
Efeitos dos exercícios físicos regulares na recuperação antropométrica,
física e cognitiva em um sujeito em fase de convalescência
Um estilo de vida ativo pode influir significativa e positivamente sobre a função motora, em qualquer idade e no processo de envelhecimento biológico; certas funções neuromusculares podem ser, até certo ponto, retardadas pela participação regular em atividades físicas. As metas dos exercícios para um envelhecer saudável, incluem: manutenção da capacidade funcional para uma vida independente, redução do risco de doença cardiovascular, retardo da progressão de doenças crônicas, promoção do bem estar fisiológico e oportunidades para interação social.
Os benefícios da atividade física, a partir da meia idade, podem ser analisados na perspectiva individual ou da sociedade como um todo. Individualmente, os benefícios incluem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Os benefícios imediatos são alterações que acontecem em função da prática regular de atividades físicas; são consideradas como benefícios de médio prazo (adaptações), observáveis em algumas semanas ou meses
É através de um treinamento de resistência que ocorre, de acordo com a intensidade da carga, a maior circulação sanguínea no cérebro em até 50 por cento. Através deste aumento na circulação sanguínea, o cérebro é mais bem irrigado com oxigênio e, com isso, a sua capacidade de rendimento é aumentada. O treinamento de resistência representa, portanto, também, uma forma ideal de “estimular o cérebro”
10 Efeitos positivos da atividade física
-
O desporto faz-nos trabalhar e movimentar os nossos músculos de uma forma saudável, o que evita a deterioração muscular (que está ligada à passagem do tempo) e faz-nos sentir mais jovens. Você já reparou que as pessoas que praticam esportes de maneira saudável parecem mais jovens? Bem, é por esse motivo.
-
O esporte nos faz sentir mais ativos e com mais vitalidade.
-
Podemos reduzir nossos níveis de stress assim que nós começamos mais relaxamento, para que possa dormir mais e obter uma melhor qualidade do sono, melhor desempenho no trabalho e tomar decisões mais ágeis e rápidas.
-
Ajuda a prevenir infecções. O esporte ativa o sistema imunológico para que os atletas tenham menos probabilidade de contrair infecções.
-
Melhora nossa imagem física, em um nível físico notamos que manteremos o peso corporal mais facilmente, mas também melhoraremos o tônus, a força muscular, nossa flexibilidade e também a resistência.
-
Maior auto-estima, veremos como melhora nossa imagem, o que se traduz em aumento da auto-estima e segurança em nós mesmos.
-
Nos ajudará a nos desconectar de nossa rotina e falar desinteressadamente de outros tópicos que não son do trabalho. A coisa que mentalmente, é muito apreciada.
-
Previne riscos de doenças cardiovasculares, pois reduz a formação de coágulos nas artérias o que reduz a possibilidade de ataques cardíacos e outras doenças cardíacas. O exercício causa uma adaptação do sistema cardiovascular, ajuda a manter as artérias saudáveis, as veias e o sistema circulatório e melhora a capacidade do miocárdio e do transporte de oxigênio.
-
Menor risco de diabetes, exercício físico e nutrição adequada, parece que pode prevenir o desenvolvimento de diabetes pois melhora a sensibilidade dos receptores de insulina.
-
Maior felicidade, muitos pessoas garantem que nos sentimos mais felizes quando praticamos esportes, também somos mais otimistas e estamos menos predispostos a estados como raiva ou depressão.